Você saberia dizer o nome de um tipo de Dança Mexicana?
Antes da chegada dos Espanhóis às Américas, já existia na região, uma cultura consolidada, entre seus povos nativos. Desde a forma de se vestir e de se alimentar até suas crenças. Uma forte expressão cultural, desses povos, é a Dança.
A Dança Mariachi é uma dessas danças, que sobreviveu ao processo de colonização. Cheia de ritmos e movimentos, ela possui diversas modalidades, conforme a região, em que é praticada, no México. A união de coreografias típicas e de músicas folclóricas destacam esse tipo de dança. Mas além dela, existem muitas outras mais.
A Arte da Dança Mexicana com a Mimesis...
"Baile de los Viejos" é uma dança tradicional, especialmente realizada no Estado de Michoacan, onde jovens imitam as formas de andar, falar e se portar de pessoas mais velhas, daí nasce a origem de seu nome. Eles fazem movimentos engraçados e encurvados, com o uso de bengalas. Usam, ainda, trajes de camponeses e máscaras de feições idosas, sorridentes e sem dentes. Outro tipo de dança que trabalha conceitualmente a mimesis, e é praticada na região de Guerrero, é a "Dança dos Animais", espécie de performance que imita a essência dos animais,pelos seus movimentos característicos.
"Los Sembradores" é uma encenação viva do trabalho desses povos. Celebrando a prática do cultivo das plantações, e a simplicidade da vida, nessas comunidades.
“Jarabe Tapatio" ou "Dança Mexicana do Chapéu", é a mais famosa Dança do País. A dança representa uma conquista entre um homem e uma mulher. O rapaz joga o chapéu, espécie de sombreiro, ao chão e dança ao seu redor, como uma espécie de cortejo para a moça. E a moça pega o seu chapéu, aceitando seu cortejo. Os trajes usados para essa dança são de cores vivas, ou roupas brancas com bordados em cores vivas.