A famosa Biblioteca de Alexandria tem uma versão bem Moderna.
A Moderna Biblioteca de Alexandria, também chamada de Biblioteca Alexandrina, é a maior do Egito. Próxima ao mar, na cidade de Alexandria, a nova biblioteca simboliza o renascimento da cidade como uma megalópolis do Mediterrâneo. A sua construção foi aprovada em 1987, contudo, somente em 2002, ela foi inaugurada.
Qual a relação entre a Moderna Biblioteca de Alexandria e a Antiga?
A Antiga e famosa Biblioteca de Alexandria foi construída sobre a recomendação de Ptolomeu, ao Conselheiro Real Demetrius. Nenhum registro dessa Biblioteca restou depois do incêndio, que houve em 293.d.C. Muito antes desse incêndio, a Biblioteca já havia perdido vários de seus volumes por roubo e desgaste. Nos tempos áureos, na primeira metade do século I d.C, a Biblioteca continha cerca de 528.000 documentos. Por lei, qualquer navio que atracasse na região tinha que permitir que qualquer texto fosse copiado, na Biblioteca. O Colosso de Ptolomeu II foi recuperado e posto na Nova Biblioteca para fazer uma conexão com a Antiga. Há muitas exibições permanentes que incluem Imagens e Impressões da Antiga Biblioteca, no Subsolo do Local.
Na entrada principal da Biblioteca, também é possível ver reminiscências da Antiga, você poderá ver um espaço museológico com Antigos Manuscritos e uma exposição de Livros Antigos.
O prédio foi construído em estilo futurista, em formas de discos que estão recobertos de inscrições e cartas de quase todo o mundo. Decoração interessante para um local que simboliza a cultura mundial em forma de palavras escritas. A Biblioteca tem uma área de 36.770 metros quadrados, e dispõe de 2 mil cadeiras e 8 mil exemplares para leitores. O Lugar abriga a maior coleção de livros na África.
O Planetário do local complementa a visita memorável. Dentro do Centro Científico Esférico há muitos shows realistas como a Viagem Cósmica, a do Corpo Humano e o Oasis no Espaço.