Arquipélago de Socotra
Localizado entre a Índia e o “Chifre da África” bem no mar Arábico podemos encontrar um paraíso denominado o Arquipélago de Socotra. Possuindo uma verdadeira paisagem contendo áreas brancas e águas cristalinas é compreensível que o lugar carregue facilmente o título de paraíso na terra.
O destino é indicado para os apaixonados por ecoturismo, pois na região ainda se pode encontrar cânions, dunas gigantescas, cavernas com até 3 km e arvores que são obras que mais se assemelham a peças futuristas. Todos os elementos presentes no arquipélago de Socotra faz com que quem conhece vivência experiências inesquecíveis.
Geografia
Esse pequeno arquipélago é formado por quatro ilhas, a principal possui o nome Socotra, e também outras três ilhas menores que popularmente são conhecidas como “Os Irmãos” (Abd al Kuri, Samhah e Darsah), e ainda é composta por outras pequenas ilhotas. Em “Os Irmãos” possuem uma população de algumas poucas centenas de pessoas.
Socotra possivelmente é uma das ilhas mais isoladas do mundo, o clima da região em geral é árido e semi-árido tropical. Durante o período de junho a setembro a ilha se torna inacessível devido aos fortes ventos na região.
Essa ilha principal do arquipélago de Socotra é constituída em grande parte por um planalto de calcário permeado por cavernas e também pela cadeia de montanhas Haggier, que possui picos que chegam até 1.500 metros. Com isso, algumas praias da região são presenteadas com um pano de fundo que contemplam as torres das montanhas em forma de agulha.
Curiosidades
A descoberta do arquipélago de Socotra é recente, a cerca de duas décadas. As ilhas só começaram a ter “civilização” em 1999, após a inauguração de um modesto aeroporto. Até então até mesmo a principal cidade do arquipélago, Hadiboh, as pessoas que ali habitavam, a grande maioria composta por pastores e pescadores oriundos da Somália, Arábia e sul da Ásia viviam sem ter nem energia elétrica.
Agora, com a chegada de voos do lêmen e graças a construção de duas estradas pavimentadas, os moradores da região conseguem ter mais conforto e os turistas possuem um acesso mais fácil ao arquipélago de Socotra.
Devido ao crescente aumento de turistas na região os moradores criaram uma ONG (Socotra Ecotourism Society) para oferecer aos visitantes passeios com guias treinados e delimitaram áreas de camping.