
Bornéu, o paraíso dos mergulhadores na Malásia
Bornéu na Malásia, é cercada por muitas ilhas menores, mas igualmente bonitas. Na ponta de Sabah, um estado da Malásia no nordeste de Bornéu, as Ilhas Mantanani são um segredo local a apenas duas horas da capital do estado, Kota Kinabalu. Mantanani é composto por um conjunto de três pequenas ilhas que são o paraíso dos mergulhadores.
A região é cercada por recifes de coral e barcos afundados. Se você estiver visitando o sudeste da Ásia, vale a pena incluir em seu roteiro a visita à região. A ilha está aberta a visitantes durante todo o ano, de abril a julho são os melhores meses para ir lá para evitar a estação das chuvas.
Como Chegar
A maioria dos viajantes chegam à região de Kota Kinabalu. Se optar por uma viagem de carro, irá durar cerca de duas horas partindo da capital. Demora mais 30 a 40 minutos em uma lancha rápida do cais de Kampung Kuala Abai, em Kota Belud, antes de chegar a Pulau Mantanani Besar, conhecida como Ilha Mantanani, a única ilha habitada no aglomerado. No total, aguarde três horas para o tempo de viagem.
Ilha Principal
Localmente, a ilha é chamada de “ilha das sereias”, pois houve raros avistamentos de dugongos, da mesma família do peixe-boi, que os habitantes locais pensavam ser sereias. Os mergulhadores podem escolher entre mais de 16 pontos de mergulho, que incluem navios japoneses afundados durante a Segunda Guerra Mundial. A visibilidade pode atingir até 30 a 40 metros.
A dica é se mover entre os vários pontos de mergulho, tudo é tão próximo que não há razão para se limitar a um mergulho por dia. Mesmo se você não for certificado em mergulho, irá encontrar diversão na ilha. Afinal, você também pode optar por andar de caiaque pelas águas ou simplesmente descansar na praia.