Conheça a cerimônia do chá Chanoyu no Japão.
Quando viajamos, um dos pontos mais incríveis é poder aprender mais sobre as tradições que o destino da viagem nos reserva. Hoje vamos falar sobre a cerimônia do chá Chanoyu, que é comum no Japão.
Se você viajar ao Japão, deve considerar incluir em seu roteiro a participação de uma cerimônia do chá. Este que com toda certeza é um dos mais belos rituais japoneses.
Historia
Essa cerimônia se tornou popular no Japão por volta da segunda metade do século XVI. E até os dias atuais ainda é uma das principais tradições japonesas.
Sua criação foi inspirada em diversas crenças, com pilares em ideologias do taoísmo, confucionismo e budismo.
Chanoyu
A cerimônia vai muito além do que a preparação do chá para os participantes, que se caracteriza por servir e beber o "matcha", um chá verde pulverizado. Porém chega a ter uma duração média de cerca de quatro horas.
É um espetáculo lindo de se vê, com uma dança coreografada, cheia de regras e movimentos minuciosamente executados.
Com isso, podemos perceber que se trata de além de uma cerimônia uma atividade estética, onde até mesmo o cômodo onde ela é realizada é importante e faz parte da apreciação. Assim como também são importantes os utensílios utilizados, a decoração do ambiente e até a localização de um jardim próximo.
Podemos perceber que o espírito da Chanoyu, representando a beleza da simplicidade e da harmonia com a natureza, moldou as maneiras tradicionais da cultura no Japão.
Curiosidade
Um dos costumes que também é bastante comum ente as mulheres no Japão, é a de receber aulas de Chanoyu, antes do casamento, para se cultivar postura, refinamento e bons costumes de etiqueta.
Gostou de conhecer mais sobre a cultura do Japão?
Que tal começar a planejar a sua viagem para conhecer mais sobre esse destino fascinante. Entre em contato agora mesmo para conhecer as maravilhas do mundo.