A cidade Encantadora de Cork na Irlanda
Cork na Irlanda é a segunda cidade da Irlanda e uma das cidades mais fascinantes no mundo. Com 120 mil habitantes situada na costa sul do país, a aproximadamente 250 quilômetros de Dublin. Essa cidade, rapidamente, fará você desacelerar para entrar no ritmo dela. O rio Lee a divide em dois canais e uma ilha no centro. A historia da cidade é bem antiga, a origem data de cerca de 4 mil anos, mas cidade moderna foi fundada entre no século X D.C quando os vikings se estabeleceram na cidade e fizeram dela um vilarejo de mercadores, e mais tarde colonizadores do reino Anglo-normandico (atual Inglaterra) conquistaram a cidade.
Cork na Irlanda é famosa pela ponte, com ótima vista dos edifícios na beira do rio, o que proporciona passeios muito agradáveis. Na parte localizada no sul do South Channel, é imperdível visitar Catedral de St. Fine Barre na Rua Bishop (Bishop Street), onde existem estatuas externas e vitrais do século XIX. No centro se destaca o English Market, coberto, junto à Grand Parade, tem bancas de livros, comida, bebida e artesanato. Ali perto do Huguenot Quarter, famosa área da cidade, desde o século XVIII por artesãos franceses protestantes fugidos da perseguição religiosa, ali é admirável passar pelas estreitas ruas de pedestres entre as pequenas casas antigas, cafés, lojas e pubs em um ambiente pitoresco charmoso. No coração do Huguenot Quarter fica a Rory Gallagher Square, que leva o nome do falecido músico de rock, que morou um tempo em Cork na Irlanda. Existe uma escultura de uma guitarra Feder Stratocaster entrelaçada com pautas e música e versos das suas canções.
É recomendável visitar a excelente Crawford Art Gallery, localizada , na Paul Street, e está aberta da segunda-feira ao sábado (das 10h -17h). No lado norte do rio, através das ruas íngremes de Shandon e até a Igreja e Santa Ana ( St. Anne´s Church) existem lojas lindas de artesanato.
Na antiga estação de trem de Coph, localizada no sudeste de Cork na Irlanda, está Queenstown Story. Coph, antes chamada Queenstown, era um porto de embarque para os Estados Unidos nos celebres “navios tumbeiro”. É tocante e inspiradora.
A maior parte do sucesso econômico de Cork deve-se à sua localização estratégica junto de um porto, trabalhadores qualificados e à política do Governo em favorecer as empresas. A profundidade do porto de Cork permite a entrada de navios de qualquer porte, trazendo comércio e de fácil importação e exportação de produtos. O Aeroporto Internacional de Cork também permite um acesso fácil para a Europa continental e a Estação de Kent garante boas ligações ferroviárias para o comércio regional.
A vida cultural de Cork é palpitante. Música, teatro, dança e cinema desempenham um papel importante na vida da cidade. Cork é um lugar ideal para fazer compras sobretudo na Patrick Street, ou visitar museus e galerias, como Cork Public Museum, Butter Museum, Crawford Gallery ou Cork City Gaol.