Tibetanos
Em uma região de planalto na Ásia, localizado ao norte da cordilheira do Himalaia encontramos o Tibete.
Uma região isolada, que vive um povo típico da região (os tibetanos) com sua cultura e tradições sobrevivendo ao passar dos anos.
A região atrai turistas em busca de crescimento espiritual, conexão com a natureza e com seu eu interior, além de curiosos que querem ver de perto como esse povo vive em uma região onde até respirar é difícil.
E essa procura pelo Tibete só tende a aumentar visto que, recentemente esse foi um dos destinos divulgado na lista da famosa revista norte americana, Forbes, como um dos 15 destinos mais legais para se visitar em 2018.
Os Tibetanos
São um grupo étnico (com cerca de 5,4 milhões de integrantes) que residem na região da Ásia. Eles são considerados o 10° maior grupo étnico reconhecido oficialmente pela República Popular da China.
Uma curiosidade sobre os tibetanos, é que eles possuem uma grande capacidade de viver normalmente nas típicas regiões que habitam, de alta altitude que consequentemente é uma região deficiente em oxigênio.
A cultura do Tibete é incrivelmente rica e singular. Possuem vários festivais típicos (Losar, Shoton, Linka). Talvez a mais curiosa e famosa tradição dos tibetanos seja o “Festival do Banho”, que consiste em banhos que são tomados em ocasiões especiais (casamento, nascimento) em forma de um ritual que tem origem na religião indígena.
Religião
A maioria dos tibetanos adotaram como religião o budismo, na verdade o budismo tibetano que é pertencente a uma vertente do budismo, mais precisamente a vertente Vajrayana (tantrismo ou "Veículo do Diamante").
O budismo tiberiano possui uma forte ligação com as artes, sendo elas pinturas, esculturas ou artesanato da região. Apesar do budismo ainda não ser organizado como uma instituição, eles têm como sua maior representação publica o Dalai Lama.