Luxor Oeste e o Vale dos Reis
Um dos lugares mais destacados historicamente é o Vale dos Reis, localizado em Luxor que é um Tesouro Arqueológico do Egito Antigo. O Vale dos Reis fica no coração do Antigo Egito, na margem ocidental do Nilo. Essa região dista apenas 4,5 quilômetros de Tebas, antiga capital do Egito, em seus tempos áureos. O vale é formado por duas regiões de vale, entre colinas de pedra de calcário. Na parte Leste do Vale é onde estão localizadas a maior parte das tumbas reais, do Egito Antigo. O local foi escolhido de forma a ocultar e preservar as tumbas contra furtos, uma vez que as tumbas eram recheadas de tesouros valiosos dos faraós, que, em suas crenças, eles levavam como oferendas aos deuses, para ser bem recebido em sua vida pós-morte e para a eternidade.
Tutmosis I foi o primeiro faraó a eleger esse lugar para seu enterro e seus sucessores fizeram o mesmo. No local há pelo menos 62 tumbas e câmaras de diversos Faraós e governantes do alto escalão do Antigo Egito, que reinaram, aproximadamente, entre 1550 e 1070 a.C., um período que se convencionou chamar de Império Novo. As tumbas reais estão decoradas com cenas da Mitologia Egípcia, do seu cotidiano, e dá uma ideia de suas crenças, rituais funerários e da opulência e poder dos Faraós. Para você ter ideia da dimensão dessas tumbas, no túmulo dos filhos de Ramsés II (c. 1290 a 1224 a.C.) foram achados 130 corredores e câmaras, o que o torna o maior do local e um dos maiores do mundo.
Entre os tesouros que eram guardados podemos citar: mobiliário, alimentos, estátuas, e jóias. A grandeza destes tesouros deveria ser ainda maior, mas muitos tesouros se perderam com o tempo, por meio de furtos, ainda na Antiguidade. A tumba do mais famoso dos Faraós: Tutancâmon (c. 1333 a 1323 a.C.), foi descoberta lá. Na tumba dele, apesar de ser pequena foram encontrado diversos tesouros. O que sugere que outras tumbas deveria ter muitos outros tesouros.