O Coliseu é um dos monumentos mais impressionantes da História da Humanidade. O Anfiteatro Flávio, como era designado, na época de sua construção, surgia ao centro de um vale, entre os montes Palatino, Célio e Esquilino, onde era situado o lago artificial da Domus Aurea de Nero.
A Grandiosidade do Coliseu...
De suas dimensões, falam os números: quase 50 metros de altura no vão externo, 188 metros de largura no eixo maior da zona elíptica e 156 metros no eixo menor; mais de 100.000 metros cúbicos de mármore do tipo travertino e 300 toneladas de ferro para os encaixes que ligavam os vários blocos entre si.
Iniciado pelo Vespasiano, logo após o ano 70 depois de Cristo, o Anfiteatro foi inaugurado no período de Tito, por volta do ano 80, com uma série de cerimônias e de espetáculos que duraram cem dias.
Os 80 arcos dos pisos inferiores eram numerados seguindo uma sequencia progressiva e estes números correspondiam àqueles marcados nos "bilhetes" dos espectadores. Com o ingresso nas mãos, o público podia entrar no Coliseu, atravessando uma dupla passagem que conduzia diretamente, ou por meio de corredores internos, às escadarias que, com mais de 160 saídas, chamadas "vomitoria", levavam até as arquibancadas dispostas ao redor da arena, sustentadas por arcos e abóboda rampantes.
Próximo no anfiteatro, surgia o Colosso de Nero, uma imensa estátua em bronze dourado, que media mais de 35 metros de altura, obra do escultor grego Zenodoro. Esta imagem, que representava o semblante do imperador, após a sua morte foi adaptada para poder simbolizar o deus do Sol. O interior do Coliseu era constituído por uma arena, cujo piso era forrado com um grande tablado de madeira, completamente recoberto de areia, ao longo de uma superfície que alcançava 76 metros de comprimento e 46 de largura. A arquibancada era subdividida em três setores reunidos através de uma escadaria que se concluía, no alto, com uma fileira de pórticos , os quais formavam, por assim dizer, uma quarta zona, cujos degraus eram feitos de madeira e eram reservados para o público que permanecia de pé. Cada um destes setores da escadaria era rigorosamente destinado a uma específica categoria de cidadãos, separados de acordo com o grau de importância social, por mais que o ingresso fosse gratuito a todos.
O anfiteatro podia conter 70.000 pessoas, incluindo os espaços destinados ao público que permanecia de pé. Os espectadores podiam assistir à combates entre gladiadores, caças e espetáculos menores realizados entre os intervalos.
Embaixo da arena, o Coliseu possuía um complexo sistema de passagens subterrâneas, construídas durante o período de Domiciano, quando no Anfiteatro não eram mais organizadas as representações conhecidas como "batalhas navais". Estes túneis subterrâneos eram usados para executar os serviços secundários e para guardar equipamentos necessários aos espetáculos, especialmente às caças, durante as quais era costume preparar sofisticadas ambientações cenográficas, com a criação de colinas e de pequenos bosques e lagos.