O Oráculo de Delfos é o mais sagrado dos Santuários de Apolo.
O Oráculo de Delfos, localizado na cidade de Delfos, região central da Grécia, foi um dos mais famosos oráculos da Grécia Antiga. Destino certo de cidadãos e grandes personalidades da História Antiga, em busca por conselhos. Em virtude de sua localização, por detrás do monte Parnaso e por cima do vale do rio Plisto, Delfos conta-se entre os mais importantes e impressionantes santuários gregos.
Conhecido como "umbigo do Mundo", a cidade de Delfos recebeu essa notoriedade graças ao mito que narra a busca de Zeus pelo ponto médio da Terra. No intuito de delimitar esse local, Zeus enviou duas águias de extremos opostos do mundo, uma voando em direção à outra, em mesma velocidade. Elas encontraram-se em Delfos, designando a cidade como centro do mundo, e fazendo de seu templo um local de estima para aqueles que procuravam por auxílio e segurança. O ponto de encontro das águias foi demarcado com uma pedra oval, o Omphalos. Foi encontrado no Templo de Delfos, o Omphalos de mármore datado do século IV a.C, colocado entre duas águias de ouro. O Omphalos que em grego significa "umbigo" assentava num pedestal marcando o centro da Terra.
Delfos floresceu de cerca de 700 a.C a 200 a.C. Aqui uma profetisa chamada Pítia deveria entrar em transe e comunicar com o Deus Apolo. As suas incoerentes recitações eram convertidas em em respostas perceptíveis, frequentemente em verso, por sacerdotes (homens) que informavam dessa forma os interessados. A resposta uma vez dada a Alexandre de Magno, quando este consultou o oráculo foi a seguinte: "Meu filho, ninguém é capaz de te resistir."
Apolo, o Deus grego das Profecias
Quando era novo, Apolo matou Píton uma enorme serpente do monte Parnaso, com uma seta. No Século VI foram inaugurados os Jogos Píticos, comemorativos de fato. O Templo de Apolo foi construído por cima do local, onde a serpente morava, e uma sacerdotisa a Pítia, foi dotada por Apolo dos poderes proféticos que ele próprio possuía. Antes de consultarem a Pítia, os visitantes deviam fazer ofertas substancias a Apolo para obterem uma resposta satisfatória do oráculo.
Vamos conhecer o Oráculo de Delfos, juntos?
Veja os nossos acessíveis Pacotes de Viagens Internacionais.